15 DICAS PARA INTERPRETAR TEXTOS

  1. Não se intimide com o tamanho do texto. Leia-o todo, procurando ter uma visão geral do assunto.
  2. Se encontrar palavras desconhecidas, mas conseguir entender o que está sendo dito, não interrompa a leitura, vá até o fim. Às vezes não é necessário utilizar o dicionário, pois o sentido da palavra fica claro no contexto.
  3. Leia novamente o texto e, agora sim, se achar necessário, sublinhe as palavras desconhecidas e procure-as em um dicionário. Saber o significado de um termo pode ampliar seu entendimento dele.
  4. Leia outras vezes o texto, se necessário, especialmente se for responder a perguntas sobre ele. Às vezes a primeira impressão que se tem sobre o texto é falsa e só se chega ao entendimento pleno dele após duas ou mais leituras atentas.
  5. Leia com perspicácia, observando os detalhes, percebendo o que vai dito nas entrelinhas – ou seja, observando até o que não é dito, mas fica sugerido.
  6. Fique atento(a) às mínimas palavras do texto. Elas não estão ali por acaso.
  7. Atenção ao que se pede. Às vezes, a interpretação está voltada para uma linha do texto; outras vezes, a questão está voltada à ideia geral do texto.
  8. Se o texto é longo, dividi-lo em partes para entender cada uma delas, separadamente, ajuda muito na compreensão.
  9. É possível que você discorde totalmente das ideias expostas no texto. Não permita que seu pensamento influencie seu entendimento daquilo que o texto diz. Claro que é possível discordar do texto e você pode, inclusive, se a questão solicitar isso, emitir sua opinião. Não se esqueça, entretanto, de que as alternativas, nas questões objetivas, são montadas de acordo com o pensamento expresso pelo autor.
  10. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procure a mais exata ou a mais completa.
  11. É possível que as alternativas não contemplem a verdade exata do texto. Não se preocupe com isso, mas procure a opção que melhor se enquadra no sentido do texto.
  12. Fique esperto(a) ao encontrar certos vocábulos que aparecem nas perguntas e que podem dificultar o entendimento daquilo que a questão espera de você: destoa, não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, etc.
  13. Às vezes o significado e a etimologia de uma palavra, ou mesmo sua semelhança com outra palavra, mais conhecida sua, denunciam a resposta certa.
  14. Mantenha-se em contínuo exercício de leitura e escrita. Quanto mais você ler e escrever, mais facilidade terá para interpretar textos nas provas e na vida.
  15. Sempre que possível, leia no papel. O texto virtual não prende nossa atenção como o texto impresso; isso, inclusive, já foi comprovado cientificamente.

 

Beijo&Carinho,

 

.

MAIS PUBLICAÇÕES

Respostas de 4

  1. Olá, Jussara, concordo totalmente com o texto, ler mais de uma vez é fundamental para maior entendimento e, principalmente para emitir nossa opinião. Não ter pressa, jamais, melhor ler quando tivermos tempo e vontade.
    Beijo, uma feliz semana!

    1. Olá, Taís. Pois não é? rs. Como diz uma amiga, a vontade é essencial. Creio mesmo que a cobrança da leitura em sala de aula, com atribuição de nota, é a grande responsável pelos leitores que o Brasil não tem. Abraço!

  2. Oi Jussara, amei as dicas, concordo com você, ler um texto virtual é diferente do texto impresso, não me adaptei com os livros virtuais.
    Muitos beijos,Vi

    1. Eu também não, Vi. Leio muito na internet, mas quando se trata de ler livros, ou poesia, preciso realmente do livro. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress