COLEÇÃO DE BONECAS

 

Não me lembro de como soube; talvez através de uma reportagem na TV, talvez em alguma revista… faz tempo! Creio que na altura em que tomei conhecimento de que Demi Moore possuía um sobrado para acomodar sua coleção de bonecas ela ainda estava casada com Bruce Willis e a coleção, pelo que se pode apurar pela Web, teria começado durante esse casamento.

.

.
.

Sei o que é amar bonecas – ainda tenho a maioria das que amei na vida – embora nem possa imaginar o que é ter tanto dinheiro a ponto de não existirem barreiras entre desejo e objeto desejado; a ponto de o número de bonecas crescer de uma maneira tal que exija a compra de uma casa avaliada em milhares de dólares a fim de abrigar uma coleção que coloca a atriz entre os maiores colecionadores dos Estados Unidos.

.

.

.
.

Eu devia ter uns onze anos quando meu pai comprou um baú para que eu guardasse meus brinquedos – as bonecas, especialmente. Eu o tenho ainda hoje e às minhas bonecas juntaram-se, com o tempo, as de minha filha. Hoje essa canastra – eu sempre preferi esse nome por causa da canastra de tesouros da Emília, do Monteiro Lobato – está aos pés da cama da Ângela e não tenho dúvidas de que alguma futura neta ainda há de brincar muito com as bonecas que irá herdar.

.

.

.
.

Eu brinquei bastante, mas nunca tive coragem de cortar os cabelos das bonecas e de pintar seus lábios e olhos com canetas, como via fazerem minhas primas e amigas. Como resultado disso, tenho bonecas antigas relativamente novas..

 

.
.

 

A essa singela coleção, iniciada brincando, gostaria imenso de acrescentar ao menos uma das bonecas que ilustram este post. Criadas por Siu Ling Wang, o que as distingue são os olhos de cristal (vidro soprado), incrivelmente grandes, que brilham na luz.

.

.

.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
.

 

MAIS PUBLICAÇÕES

Respostas de 42

  1. AI, QUE LINDAS!
    ESSES GRANDES OLHOS DE VIDRO, SÃO JANELAS PARA SUAS ALMAS.
    BONECAS SÃO SERES ÚNICOS E ESPECIAIS. PODEM PARECER SIMPLESMENTE SEREM MATERIAIS COMUNS COMO BORRACHA, MADEIRA, PORCELANA, PALHA, PANO OU PAPELÃO MAS NÃO SÃO.
    PALAVRA DE BONEQUEIRA. 😉
    ABRAÇÃO, CONTERRÂNEA!
    TENHA UM LINDO FINAL DE SEMANA, UAI! 🙂

  2. Ju,
    Meu irmão mais novo mora nos EUA e qdo ele tinha 21 anos casou na Carolina do Sul e a sogra dele também colecionava bonecas. Bonecas bebês, numeradas, de colecionadores mesmo. Que são aquelas bonecas que são bebês perfeitas. Fomos a um churrasco na casa dos pais da noiva para conhecer a familia e lá nos deparamos com uma casa lotada, escadas, sofás, toda repleta de bonecas. E como estava chovendo tivemos que ficar dentro da casa, e não tinha onde sentar! Fomos ficar na cozinha!!! De tantas bonecas! Mania do povo americano. E a ex-sogra (sim meu irmão separou depois de 7 anos de casados), mandou ainda 3 bonecas dessas para a minha mãe. São lindas. Pesadas como um bebê. Por isso entendo a Demi…rsrs…
    Beijos
    Adriana

  3. Olá Jussara
    Eu nunca soube como era brincar de boneca. Éramos tão pobres que comprar brinquedos era considerado luxo e com a vida dura que tínhamos na fazenda isso foi impossível. Sou fascinada por bonecas de pano. E acho que nunca vou realizar a fantasia de ver uma criança embalando uma. Tive filho e hoje neto.
    Mas apreciei demais conhecer tua linda boneca.
    Beijos
    Gracita

  4. Que lindas! Eu amava minhas bonecas e era muito cuidadosa com elas e chorei muito no dia que nos despedimos… Com a separação dos meus pais, eu fui morar em uma casa bem menor que a anterior, então tive que me desfazer de várias coisas que estavam guardadas e uma delas foi minhas bonecas de infância. Ótimo final de semana pra tu!

    Menina Prendada
    http://pedacinhobysandra.blogspot.com/

  5. Oi Jussara,
    Que lindíssimas!
    Não sabia dessa coleção da DM.
    Eu brinquei muito com as minhas bonecas e nunca cortei cabelos e nem rabisquei.
    A única que tenho até hoje é a Susie, em um caixa com várias roupinhas em tecido e em crochê feitas pela minha avó.
    Essa primeira me encantou!

    bjs,ótimo finde.

  6. Que lindas bonecas Jussara. Eu infelizmente não tive muitas bonecas pois os meus pais eram pessoas muito humildes e não havia dinheiro a naõ ser para o essencial, mas a mais bonitinha que me deram ainda está em casa da minha mãe.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

  7. Ju,

    A menininha da foto é a Maria, as minhas sao em preto e branco…rsrs…
    Lindo esse post e essas bonecas quase humanas.
    Eu guardei grande parte das minhas bonecas,ficaram na casa do meu pai, lá em Minas.
    Mas pertencem agora a Maria, e sempre quando ele vem,coloca alguma na mala prá trazer.
    Tenho bochechinha, meu bebê, andinha, todas muito bem cuidadas.
    Nao sei se naquela época, a gente por ter menos brinquedos , éramos mais cuidadosas.
    Hoje vem brinquendo dentro de sucrilhos, na embalagem de iogurte, pacote de bolacha, no nescau,etc…
    Aqui sempre me pedem brinquedo no mercado,mas digo logo: -É seu aniversário? -Natal?
    Acho que quando o brinquedo é mais desejado,esperado, valorizam mais.
    E para entrar algum novo, tem que sair outro, e mesmo assim ficam muitos, mais do que necessário.
    Besitos e um ótimo final de semana

  8. Estes olhos são fantásticos!
    Nunca fui de brincar com bonecas, elas para mim, eram apenas manequins para eu fazer roupinhas. Dei as que tive para minha irmã mais nova que, em uma semana, se incumbiu de destruir todas… Restou apenas uma, que está enfiada em algum armário, na casa da minha irmã mais velha. Foi a última que ganhei, quando fiz 10 anos. Penso vagamente em resgatá-la, qualquer dia desses, para ser restaurada.
    Um abraço e bom fim de semana!

    Egléa

  9. lindas, lindas e lindas, sou apaixonada por bonecas barbies por mais que falam que é uma boneca que instiga a meninas a se comportarem como mini adultas, elas me fascinam.

    super beijo

  10. Ju…

    Um sobrado todinho ?
    Nosssssssssa, srrsrs

    Eu acho legal ter algumas, mas acho meio compulsivo querer tanto …pode ser que seja porque eu não tenho, mas ainda acho srsrs

    Essas bonecas são espetaculares hein ??
    Esses olhões, parecem de verdade !!!

    Amei o post , prá variar !!! rsrs

    Bjus 1000 queridona e um finde perfeito prá ti !!

  11. Boa tarde amiga Jussara!!!
    Lindas bonecas…
    Tive a alegria de saber brincar e guardei algumas das minhas bonecas.
    Hoje filha se diverte com elas e sabe cuidar das que foram minhas e das que ela ganha.
    Isso é muito gratificante…
    Tenha uma nova semana repleta de realizações…
    Bjokas…da Bia!!!

  12. Oi Jussara, é a Vi, lindas essas bonecas, esse olho é espetacular, um dia estava vendo uma artista talentosa, como ela fazia essas bonecas articuladas que parecem humanas e fiquei impressionada.
    Acho legal deixarmos uma "herança" que vai passar para outras gerações para recordação, tipo um álbum, uma coleção, e outras gerações contarem a historia que envolvia o objeto.
    Sou contra ao vicio, quando a pessoa fica fanática por alguma coisa, tipo ter uma casa só com bonecas, tipo ter um quarto cheio de sapatos..acho que muita gente quando tem dinheiro demais, não sabe onde colocar e desperdiça, depois ficam querendo fazer eventos, shows, para arrecadar dinheiro para os miseráveis da Africa..parece que não tem coerência..
    Boa semana,beijos,Vi

  13. Ju! Eu vou te contar um segredo.. Eu tenho medo dessas bonecas de porcelana antigunhas, nem sei porque! Mas essas suas bonecas……….. Oh my god! Que bonecas mais lindas e delicadas.. Eu nunca tinha visto bonecas tão encantadoras como as tuas. E perfeitinhas! Eu ate pensei que eram da Demi..
    Parabéns pelo zelo e carinho com esse seu tesouro.. Parabéns mesmo!
    Olha, mudei minha idéia sobre as bonequinhas, viu?! Apaixonante.
    Beijo grande
    Joanna (Ma Petite Lima)

    Ahhh, tô dando um tempo (indeterminado) no Ma Petite Lima.. Mas, comecei um novo cantinho.. Ele se chama Amour & cafuné. Ainda tô bemmm no comecinho, mas devagar vamos dando vida a ele, né..

    http://amourecafune.blogspot.fr/

  14. Oi, Ju,

    Desculpe a demora, vi este post ontem, mas só agora pude
    vir aqui me inteirar do conteúdo dele, rsrs. Eu não sabia
    que a Demi Moore tem tantas bonecas e até uma casa para
    guardá-las, rsrs. Já estas, que ilustram o post, são encantadoras.
    A quarta, especialmente, achei lindíssima.
    Eu não tive tantas e nem as conservei, tampouco conservei as de
    minhas filhas. Elas tiveram muitas, principalmente Barbies, rsrs.

    Um beijo e ótima semana, querida!

  15. Que lindas essas bonecas!!! Nunca tinha visto algo parecido e nem sabia dessa coleção da Demi.
    Eu ainda tenho uma beijoca e mais duas pequeninhas… Eu até dei pra minha filha brincar, mas ela sumiu com as roupas originais então peguei-as de volta e guardei. Fiquei com ciúmes….

    Umas bonecas que fico encantada são aquelas que parecem bebês de verdade… tenho curiosidade em saber como são feitas. Vou dar uma pesquisada.
    obrigada pelo lindo post!

    Beijos, linda semana!

  16. Acho lindo, que a sua filha brinque com os brinquedos que foram seus.
    Obrigada, Jussara pelo seu carinho!
    Quanto ao bordado, é apaixonante! A Nina Dias já me enviou o segundo esquema.
    Se você quiser aventurar-se, tenho a certeza que ela lhe facultará os meios.
    Beijo

  17. Eu amava brincar de boneca!
    Não tive muitas, mas as que tive foram cuidadas com muito amor e carinho.
    Hoje com filhos homens voltei a ter bonecas – duas de pano que ganhei de amigas blogueiras.
    Hoje me fazem companhia e enfeitam a casa 🙂

    Um beijo e uma ótima semana

  18. Acho bonito coleções, mas parece um vicio a pessoa quanto mas tem mais quer. Hoje tenho muitas bonecas, mas na época de criança, que vergonha, eu cortava os cabelos, fazia cirurgia, meus irmão diziam que eu era pra ser menino, pois só fazia coisas de menino, hoje até que sou vaidosa, mas em criança era um bicho de feia e mal arrumada. Minha vida era sair a cavalo atras de aventuras. Eu era ginete, montava até nas vaca de leita do pai.
    Que saudade deste tempo, hoje tenho que manter uma aparência, não posso sair de chinelo de dedo e calça rasgada.
    Tem um poema de Jaime Caetano Braun que descreve o que sinto e o que fui.

    O destino quer que eu cante
    E ao cantar eu me concentro
    A querência eu levo dentro
    E o resto eu toco por diante

    Podem me chamar de louco
    Mas aprendi com os mais quebras
    A não galopear nas pedras,
    Nem pelear por muito pouco

    A lição número um
    Eu aprendi com meu pai
    Quem não sabe pra onde vai,
    Não vai a lugar nenhum

    Bjos minha linda e tenha uma ótima semana, quero ver esse baú, suas futuras netas vão vibrar de alegria com suas bonecas, tomara que nenhuma seja como eu. Aqui em casa estão todos de greve ainda não me deram nenhum neto.

  19. Oi Jussara, acho que todas nós tivemos uma história ligada a bonecas em algum tempo de nossas vidas. Quando menina pequena eu tinha as minhas, nada fantástico nem em grande quantidade mas lembro bem delas, mas todas se perderam no tempo, não guardei nenhuma. Depois de adulta comecei a me interessar pelas bonecas de porcelana, cada vez que viajava voltava com algumas delas, lindas e ricamente vestidas. Com o tempo foram se acumulando e já ocupavam uma estante no canto do meu quarto, não lembro quantas eram mas em torno de quarenta. Até que uma noite acordei com uma sensação muito ruim e quando olhei para a estante tive a impressão que elas estavam todas me olhando e desviaram os olhos. Lembrei logo do Chuky. Levantei, coloquei todas em sacos e botei na lixeira. Voltei correndo para dentro do apartamento e dei duas voltas na chave. Ainda tenho a sensação daqueles olhos me observando enquanto eu dormia e ainda tenho medo de bonecas. Talvez se estivessem num baú eu ainda as teria guardadas, mas me olhando, nem pensar. Bj
    Joana

  20. Lindas bonecas! Da minha infância não sobrou nenhuma, na verdade só tive duas,rsrs…A de porcelana se foi na mão de uma prima e a Miss Estrela ainda passou pelas mãos da filhota, para depois ser doada…Ainda sou apaixonada por elas e agora ando brincando com as Tildas, trabalho gratificante!
    Beijinhos e uma boa semana!
    Ana

  21. Oi Ju,ainda tenho algumas bonecas
    que estão guardadas na casa de minha
    Mãe. Mas assim q mudar pra minha casa
    nova q vai ser em breve vou levar e
    deixar comigo. Eu tbm adoro flores,antes
    tinha mais tempo,pras flores,para o blog.
    Hoje ando tão apertada,sem tempo de fazer
    foto,as coisas estão difíceis por aqui.
    Mas uma hora chega tudo no lugar.
    Abração.

  22. Oi Jussara,

    me identifiquei muito com esse post, pois brinquei de boneca até meus 14, 15 anos. Hoje em dia as meninas, digo, crianças, já querem largar as bonecas aos 10 para trocar por boybands, iphones e namoradinhos, que pena. Eu guardei várias delas, raridades dos anos 80, e de vez em quando deixo minhas filhas brincarem com elas (sob minha rigorosa supervisão), fico emocionada de ver isso.
    Beijos,

    Luciana

    1. São lindas, não é mesmo? Verdadeiras obras de arte; criações, como acima explico, de Siu Ling Wang, que se caracterizam pelos enormes olhos de vidro soprado… 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress