.
.
Mineiro tem fama de gostar de pão de queijo. Na verdade a iguaria é consumida com agrado em qualquer canto do país. Mineiro gosta é de queijo, esta é a verdade – fabrica (cheira, assopra ou descasca) e come. Gostar de pão de queijo – sim, o mineiro aprecia – é apenas consequência que se estende aos cadernos de culinária, pois outra verdade, praticamente inquestionável, é que toda mulher mineira tem uma receitinha de pão de queijo escondida na manga.
.
.
.
.
Há receitas que indicam que o polvilho deve ser peneirado, outras recomendam que ele seja escaldado, outras, ainda, não utilizam polvilho. Há pão de queijo de liquidificador, recheado, temperado (com pedacinhos de bacon ou calabresa e cheiro-verde misturados à massa) e até vegetariano! Há aqueles que comemos na casa de uma tia, ou de uma prima, ou de uma amiga, e que por estar tão bom pedimos a receita…
Café quentinho e pão de queijo saído do forno são uma das formas de o mineiro receber visitas, sabedor que é que o cheiro de um e o gosto do outro – e vice-versa – são garantia de sucesso. Em cima da mesa a faquinha serrilhada parte o pão e mergulha na manteiga que se derrete com o calor.
.
.
Aqui em casa utilizamos uma receita simples, que utiliza 6 ingredientes e é fácil memorizar:
.
.
.
3 copos (de requeijão) de polvilho azedo (não peneiramos);
1 copo (de requeijão) de leite;
1 ovo;
1 pitadona (ou 1 colher (de sobremesa)) de sal;
¾ copo (de requeijão) de óleo;
¾ copo (de requeijão) de queijo fresco ou meia-cura ralado (usamos o queijo Serra da Canastra).
.
.
Mistura-se tudo muito bem, utilizando uma colher de pau, até que seja possível, com as mãos, fazer bolinhas com a massa. Se esta estiver um pouco mole para isso, salpique sobre ela um pouco do polvilho e tente de novo. Antes de começar a enrolar os pães, ligue o forno e deixe aquecer. Unte duas formas com margarina (não é preciso besuntar demais) e coloque ali as bolinhas que fizer. Leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 30 minutos, ou até que o queijo colocado na massa manche os pãezinhos com manchas amareladas como na imagem abaixo:
.
.
.
.
.
.
Enquanto os pãezinhos assam, prepare o café, estenda uma bela toalha na mesa e convoque os filhos, o marido, a esposa, a sogra, a vizinhança. Fornada de pão de queijo pede companhia e muitas exclamações de prazer como esta, bem mineira: “Bom demais da conta!”
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
.
.
.
Crédito da imagem em destaque, aqui.
.
.
.
Respostas de 28
Ju,adorei a receita, vou provar.
A minha é daquelas de escaldar o polvilho doce e dar o ponto com ovo,haja ovo…rsrs…
Já me perguntam quando chamo para um café: "con pan de queso?"
Compro numa tienda marroquina o polvilho.Parece aquelas mercearias de interior que vendem de tudo.Polvilho aqui chama "almidon de yuca"(mandioca).Faço com queijo ralado de saquinho,Serra da Canastra tá meio longe…rsrs…Besitos e linda semana
Hummm, Ju que delícia!!!! Minha sogra faz a receita de escaldar o polvilho doce, mas esse tal de pão de queijo é realmente "um trem bão demais da conta" rsss!!!
Tem promoção de sapatos lá no blog, dá uma olhadinha, os preços estão ótimos.
bjs
Hummm, senti até o cheirinho daqui!! É a memória afetiva de quando andei pelas bandas de Minas Gerais!O post ficou delicioso e torturante…rs
Adorei o "toda mulher mineira tem uma receitinha de pão de queijo escondida na manga"… Não é que até EU, que não sou nem um pouco amiga da cozinha sei fazer a iguaria e, modéstia à parte, fica bem gostoso..rsrs…e minha receita é bem diferente da sua…
Abraço!
Mi e Juju,
será que a receita da sogra da Juju é igual a sua, Mi? Escaldam e usam polvilho doce… eu uso polvilho azedo… Artes das mineiras… rs
Juju… obrigada pelo convite… darei uma espiada lá.
Abraços!
Silmara,
obrigada, querida.
Esteja certa que o seu "batatão" estava bem mais torturante… rs
Abraço!
Rsrs… Adorei que vc comprove minha teoria de que toda mulher mineira tem uma receitinha de pão de queijo escondida na manga MESMO que não ame cozinha! E são diferentes umas das outras as receitas… A Mi e a sogra da Juju fazem com polvilho doce e o escaldam. A sua também é diferente da minha… Que deliciosa investigação daria esse tema dos pães de queijo, não é mesmo:
Abração!
Mais uma receitinha de pão de queijo que vou testar, com certeza! Afinal receita mineira já vem aprovada,rsrs…Adoro um pãozinho saindo do forno, esqueço regime e tudo o mais…
Vou lá participar do sorteio, já já…
Bjnhos,Ana
Ai que delícia, ai, ai….
Paozinho de queijo, tem coisinha mais mineira?????
Amiga, vou encaminhar para você,através de seu email, uma receita que eu e mamy aprendemos aqui em Boa Esperança, com batata, fica bão dimais sô, rsrsrs.
Bjins doces.
Marcinha Rocha
marcinha.rochinha@gmail.com
Jussara, seguinte…
Eu vou copiar a receita e fazer, depois te falo!!!
Aliás vou passar a receita pra minha filha fazer, que parece que a mão dela é melhor que a minha pra cozinha….
Hmmmmmm, senti até o cheirinho agora!!!!
Beijossss, ótima semana pra vc!
Olá Jussara, tudo bem?
É verdade, quem é que não gosta de pão de queijo, não conheço ninguém.
Além de ser delicioso, sustenta.
Vou copiar a sua receitinha e tentar.
um beijo carinhoso
Regina Célia
Ai, que estou doida por um Serra de verdade, srrs porque vc sabe né ?
Aqui é aquelas coisas, falsificam tudo, rsrs
Menina sabe que eu amo "queidiminas", srrs ô delícia !!
Na verdade nem curto muito pão de queijo, mas releve aqui comemos aquelas borrachinhas, porque quando eu encontrar o vedadeiro vou amar, rsrsr
Bjus 1000 sua linda !!
E essa cestinha á essa hora me matou, srrsrs
hummnn, que delícia que está o seu blog, daqui to sentindo o cheirinho de queijo!!!!
Aí que delícia… mineiro é cheio de truques e deliciosas receitas.
Sinto o cheiro da mesa farta, o aroma do cafezinho, os sentidos aguçados com o perfume dos pãezinhos… e o melhor, rodeados de pessoas que amamos. Família! Existe coisa melhor?
Beijinhos,
um lindo e abençoado dia.
Lorena Viana
pequena-prendiz.blogspot.com
Bota bom demais da conta nisso, uai!!
Hummmmmmmmmmmmm… amo pão de queijo!!!! A receita do meu caderno de receitas é intitulada "autêntico pão de queijo mineiro", peguei na internet. Realmente, ng ganha de vcs!!! =) Super bju!
Obrigada, Ana, pela participação no sorteio e por dizer que "receita mineira já vem aprovada". Amei!
Abraço!
Marcinha,
nãoo conheço nenhuma receita que leve batatas. Hummm… parece bom demaissss..
Abraço!
Clara e Regina,
experimentem, sim. Acabo de sair de uma mesa super linda que minha filha colocou para o lanche da tarde. Imagina se faltou o tal pãozinho? De jeito nenhum!… rs
E vou ficar à espera da receita da Marcinha, que leva batatas… deve ser delicioso!
Abraço!
Pepa, querida,
será que o seu carteiro-gatinho faz entregas de queijo? Daí eu te enviaria um Serra pra vc ampliar suas lista de presentéééénhos… rs
Abraço!
Fabiana e Lorena,
vcs estão quase me fazendo crer que o cheirinho do pãozinho aqui de casa alcançou vcs aonde estão!
Coisa boa a magia das palavras, não é mesmo?
Abraço!
Sidnei e Sarah,
obrigada por curtirem a mineirice desta mineira e deste blog!
Abraço!
Nossa, deu uma fome danada 🙂
Pois é, Zilah, este post vai acabar engordando seus leitores… rs
Abraço!
Querida Jussara!
Vc e seus Posts maravilhosos que para mim e certamente muitos outros, são na verdade grandes presentes…
Sou apaixonada por Pão de queijo. Aqui em Nice é um bocado dificil achar os nossos queijinhos. O resto do material é ate facil de encontrar em lojas de produtos portugueses, mas o queijinhos… AiAiAi! Sera que tem outros tipos que posso usar?
Merci et..
Gros Bisous
Joanna
Oi, Joanna. Obrigada! Fico tão feliz quando gostam dos meus textos!
Olha… sei de gente que faz com relativo sucesso o pão de queijo com queijo parmesão ralado. Creio que pode dar certo, mas que seja uma parmesão de boa qualidade, para o gosto não ficar forte demais. Se vc experimentar vc me conta depois, tá?
Abraço!
Ju,fiz o pão de queijo.
Ficou ótimo,uma delícia.
Fiz com polvilho doce(olha que absurdo,eu modificando a receita…rsrs…).Aprovadíssima,já está no caderno.
Ah, e você sabe que em caderno de receitas de mineira, as receitas tem nome e sobrenome.Tá lá "Pão de queijo de um ovo só, da Ju".
Minha cunhada passou por aqui e já levou a receita prá Bélgica.Pode dizer que você é uma cozinheira internacional.Besitos
Quanta coisa boa num só comentário, Mi! Eu não imaginava que com polvilho doce desse certo! Agora sou eu quem vai experimentar! rsrs
Eu também coloco "nome e sobrenome" nas receitas… rs. Mineira que é mineira não nega a raça nem do outro lado da poça d'água, né? rsrs
To super feliz por vc ter experimentado a receita, por ela ter sido aprovadíssima e por estar ganhando o mundo! Virei mesmo, não mais que de repente, uma cozinheira internacional! Chiquuérrima! rs
Abração!