“O PASSEADOR DE LIVROS” – BREVE COMENTÁRIO

“O PASSEADOR DE LIVROS” – BREVE COMENTÁRIO

 

 

HENN, Carsten. O passeador de livros. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022. 208p

 

Se você, como eu, tem paixão por livros que falam sobre livros, bibliotecas, leitura, literatura… vai amar “O passeador de livros”, uma história breve, emocionante e divertida que, não sem razão, vendeu mais de 300 mil exemplares na Alemanha, onde foi escrito, e teve negociados seus direitos de publicação em mais de 25 territórios. Seu autor, Carsten Henn, nascido em Colônia, Alemanha, em 1973, é jornalista e autor de romances policiais e obras de não ficção, mas foi com “O passeador de livros” que se tornou um fenômeno editorial.
Mais que um livreiro tradicional, o personagem Carl Kollhoff, de 72 anos, sente que sua tarefa diária de percorrer a cidade com uma mochila cheia de livros é uma espécie de missão. Os clientes que o esperam, mergulhados em seus problemas pessoais, necessitam da leitura dos livros que Carl escolhe para cada um deles, secretamente apelidados pelo livreiro com nomes de personagens famosos com os quais os identifica.
Essa rotina, entretanto, se altera com a chegada da pequena Schascha, de 9 anos, que se intromete no percurso de Carl Kollhoff e, contrariando o livreiro, interage com seus clientes a ponto de lhes indicar outros livros que, segundo ela, seriam mais adequados para cada um. Tal interação, acaba por modificar a vida desses leitores e a do próprio Carl, que a menina apelida de “passeador de livros”.
A nova proprietária da livraria, que deseja modernizá-la e acabar com o serviço de entregas de livros realizado por Kollhoff, parece não se dar conta de que o trabalho que o livreiro exerce é fundamental para as vidas que os livros que ele entrega alcançam, acostumadas a lidar com traumas, sentimentos de inadequação, solidão, violência… Como ficarão essas pessoas sem a ajuda dos livros? Como ficará o próprio livreiro, já idoso, se perder seu emprego?
Essenciais para a superação dos obstáculos e do medo e para a renovação da esperança são o carisma de Schascha e o poder dos livros. E mais não digo a fim de lhe remeter à historia que, sim, eu recomendo fortemente.

 

 

O Autor

Carsten Henn é especializado, ainda, em  crítica gastronômica e enologia e é editor-chefe da revista alemã Vinum. Em seu vinhedo, nas terras íngremes de Sankt Aldegund, cultiva a variedade Riesling.  

 

 

CAPAS DA OBRA PELO MUNDO

 

 

 

 

 

 

 

 

Beijo&Carrinho,

 

 

 

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


1 thought on ““O PASSEADOR DE LIVROS” – BREVE COMENTÁRIO”

  • Oi Jussara você faz comentários que despertam a curiosidade sobre o livro, essa questão sobre vagas de empregos, vivenciamos com a chegada da automatização, da internet, as pessoas são substituídas por uma maquina, uma gravação, tudo muito impessoal, nos faz sentir isolados, sozinhos, abandonados, principalmente aqueles que perderam seus empregos e não sabem como vão sobreviver.
    Muitos beijos,Virginia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *