“O SEGREDO DO CONTENTAMENTO” – BREVE COMENTÁRIO

“O SEGREDO DO CONTENTAMENTO” – BREVE COMENTÁRIO

 

 

BARCLEY, William B. O segredo do contentamento. [tradução de Jonas Nardes Braga]. – 1. ed. – São Paulo: Nutra, 2014, 184p.

 

 

A partir e experiências pessoais de descontentamento e das afirmações de Paulo em sua Carta aos Filipenses, o autor tece um verdadeiro “mapa” do contentamento à luz da Bíblia.

Essa Carta do apóstolo Paulo é conhecida, geralmente, por sua convocação à alegria. Paulo garante ter aprendido a estar contente em todas as situações (Fl 4: 11-13) e exorta aos seus destinatários a se alegrarem “no Senhor” (Fl 3: 1). O tema da alegria, entretanto, afirma o autor, está “inseparavelmente entrelaçado” ao tema da união com Cristo, que percorre os quatro capítulos dessa carta.

Quase toda a linguagem utilizada por Paulo nesses capítulos expressa, predominantemente, a união com Cristo, o que é demonstrado através de inúmeros exemplos: a carta se dirigir a todos os “santos em Cristo”, os filipenses serem “exortados em Cristo” e terem sua glória aumentada “Nele”, assim como sua esperança e confiança estão “no Senhor” a quem devem conhecer, ganhar e serem achados.

Lembrando Agostinho de Hipona, que garante que – em razão de termos sido feitos para Deus – o nosso coração só encontrará descanso Nele, o autor desvela o “segredo” da satisfação e do contentamento do cristão, que está intimamente relacionado ao seu relacionamento com Deus través de Jesus Cristo.  A união com Cristo não é apenas parte essencial da vida cristã; ela “é” a fonte de sua alegria e contentamento.

O cristão é salvo pela obra consumada de Cristo em seu favor. Por isso, independentemente de nossos problemas e circunstâncias, podemos ficar firmes, sabendo que nosso relacionamento com Deus está seguro porque foi Ele mesmo que estabeleceu um vínculo com Seu povo através da vida, morte e ressurreição de Jesus.

 

 

 

 

É essa firmeza em meio ao tumulto que permite ao cristão estar contente em todas as situações.

 

 

Beijo&Carinho,

 

 

 

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


4 thoughts on ““O SEGREDO DO CONTENTAMENTO” – BREVE COMENTÁRIO”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *