Lições de Girafa. Leo Cunha e Marcus Tafuri. Ilustr. de Nancy Neves et al. Coord. gráfica de Regina Rennó. Belo Horizonte: Miguilim, 1993.
.
.
.
Quando, em 1993, a editora Miguilim lançava “Lições de Girafa”, minha avó tinha onze bisnetos. Até ela falecer, em fevereiro passado, quase aos cento e quatro anos, ela já tinha vários tataranetos. Embora ela tenha me contado estórias de bruxas e fadas, não creio que tenha chegado a contar estorinhas para os bisnetos, como sua filha Nancy (minha tia) sugeriu na dedicatória que fez nesse livro de Leo Cunha e Marcus Tafuri.
.
.
Voltado para o público infantil, o livro tem várias ilustrações, quatro delas feitas pela minha tia.
Anos passados, numa casa que envelhecia junto com minha avó, o livro esperava na estante. “Posso ficar com ele, vó?”, eu perguntei um dia. “Pode”, ela respondeu. “Leia para as crianças”. Eu li e continuo a ler, agora para a Luísa.
Leo Cunha e Marcus Tafuri planejaram os textos que compõem a obra como se fossem composições de crianças, os alunos da “Tia Amélia”. Assim, são essas crianças – “Huguinho Ciência”, “Marcelo Serelepe” “Paulo Balofo”, “Gisela Tagarela”, entre outros – que assinam os textos; poemas, em sua maioria.
O interessante disso é que a ótica a partir da qual são escritos é a infantil, o que garante que permaneçam interessantes aos pequeninos quase trinta anos depois. Junte-se a isso o jogo das rimas, a cadência dos versos, a beleza das ilustrações e o sucesso da leitura está garantido, o que você pode comprovar pelas imagens que aqui compartilho.
Beijo&Carinho,
Crédito da imagem em destaque, aqui.
Respostas de 5
Que coisa linda! Uma verdadeira relíquia que ficará sempre na família e trará lindas recordações. Muito bom isso! beijos, tudo de bom,chica
Lições de uma senhora, que foi, sábia.
.
Cumprimentos cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Sabe que poesia não é meu gênero favorito, mas como você disse, esses poemas são muito cativantes.
Toda sua família lida com escrita ? Sua tia escreve também ou só ilustra ?
104 anos ? Taí uma genética das boas !!
Bjus 1000 Ju !
Essa tia e eu somos as escritoras numa família ligada às artes: pintura (minha mãe), música… quase todos! Bjs, Vi!
Oi Jussara que bom que o livro foi parar em tão boas mãos e que vai ler para a netinha, achei bem legal as ilustrações e os versos com essas rimas lembra brincadeiras de crianças.
Amei conhecer um livro reliquia de família.
Beijos,Vi