“A BIBLIOTECA DE PARIS”, DE JANET SKESLIEN CHARLES

“A BIBLIOTECA DE PARIS”, DE JANET SKESLIEN CHARLES

 

 

A Biblioteca de Paris, de Janet Skeslien Charles. Rio de Janeiro, Record: 2021, 392p.

 

Fruto de anos de pesquisa de época, para melhor contextualizar as personagens, o recente bestseller do New York Times, de autoria da norte-americana Janet Charles, é narrado em dois tempos:

–  o primeiro (e mais extenso), 1939, focaliza a vida de Odile, uma jovem parisiense que ama livros e que consegue o emprego de seus sonhos na Biblioteca Americana de Paris, um namorado bonito e apaixonado por ela e uma melhor amiga.

 Odile tem tudo, mas corre o risco de tudo perder quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem a cidade. Sabendo do pouco apreço desses “senhores” pelos livros, a jovem e seus colegas de trabalho fazem de tudo para proteger o acervo da BAP, além de colocar a instituição ao alcance dos judeus que, prisioneiros nas próprias casas e, depois, expulsos delas, se sentem seguros entre os livros.

 

 

 

 

–  o segundo tempo, 1983, se desenrola em Montana, Estados Unidos, apresentando Lily, uma adolescente solitária que fica atraída pela figura também solitária de sua vizinha, uma francesa elegante e misteriosa, sem relacionamentos na cidade em que vivem e que, sim, é a Odile do primeiro tempo, quarenta e quatro anos depois.

Quando as duas se aproximam, ligadas por sentimentos semelhantes, acabam por influenciar a vida uma da outra: Odile passa a vislumbrar a possibilidade de acerto com o seu passado e Lily dá os primeiros passos em direção aos próprios sonhos.

Baseada na história real de como os bibliotecários da BAP se uniram à Resistência à invasão alemã, munidos apenas de livros, A Biblioteca de Paris é uma envolvente história de amor e amizade e, sobretudo, do poder que tem a literatura de envolver as pessoas e transformá-las.

 

 

 

 

 

 

 

A autora

 

 

Janet Skeslien Charles nasceu em 1971 e vive entre Montana e Paris. Passou dois anos em Odessa, na Ucrânia, pelo programa Soros Teaching Fellow. Lecionou inglês, francês e escrita criativa durante quinze anos, primeiro na Ucrânia, depois em Montana e, finalmente, na França.

A Biblioteca de Paris é seu segundo romance, baseado na saga real dos bibliotecários da Biblioteca Americana de Paris. Seu primeiro romance, Luar em Odessa, também foi publicado no Brasil, pela Editora Record.

Janet ama estar com sua família, ler e viajar.

 

 

 

Beijo&Carinho,

 

 

 

 

Compartilhe esta página as redes sociais:


4 thoughts on ““A BIBLIOTECA DE PARIS”, DE JANET SKESLIEN CHARLES”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *