VOCÊ: O LIVRO. A SÉRIE

VOCÊ: O LIVRO. A SÉRIE

Já li por aí comentário dizendo que a série “Você”, disponibilizada pela Netflix no dia 26 de dezembro, consegue ser melhor que o livro – o que seria um caso bem raro, já que os amantes da leitura costumam pactuar que na esmagadora maioria das vezes a produção cinematográfica fica aquém do original. Como parceira nesse pacto, não concordo inteiramente. Há, sim, mais agilidade no seriado, mas a complexidade do personagem Joe Goldberg, construída no monólogo que caracteriza o livro, dificilmente será apreendida em sua totalidade caso você vá conhecê-lo apenas através da série.

.

KEPNES, Caroline. Você. Trad. Alexandre Martins. Rio de Janeiro: Rocco, 2018, 384p.

 

Quando Guinevere Beck, aspirante a escritora, entra na livraria em que Joe trabalha, não sabe que a atração que costuma exercer sobre os homens, uma vez que é inteligente, bonita e sexy, colocará em ação o lado stalker de Joe que, a partir do nome dela, impresso no cartão de crédito, passa a vasculhar a vida da moça nas redes sociais e a arquitetar encontros, aparentemente ocasionais, com o fim de fazê-la se apaixonar por ele que, logo de cara, se convence de que ela é a mulher da sua vida.

Embora Joe aparentemente seja um cavalheiro que deseja proteger Beck de seus pretendentes e amizades nocivas, o que o move é uma doentia obsessão pela posse da garota que, por sua vez, à medida que se envolve com o rapaz, revela ter também os seus segredos.

 

.

Elogiado pela crítica e por escritores do calibre de Stephen King (“hipnótico e assustador”), Você é um thriller diferente de tudo que você possa ter lido no gênero. Narrado em primeira pessoa por Joe, num permanente diálogo mental com Beck (a “você” do título), o livro apresenta ao leitor um vilão que se comporta (quase sempre) como mocinho e uma mocinha que também revela atitudes manipuladoras e egoístas.

O que o leitor vai percebendo, a par e passo com a evolução do envolvimento das personagens e com a atmosfera viciante de mistério que envolve todas as coisas que Joe é capaz de fazer para ficar com Beck, é que a mútua manipulação das personagens pode se revelar mortal, o que permite a leitura de uma sátira à sociedade atual (como percebe a revista Entertainment Weekly), egocêntrica e obcecada pelas mídias sociais.

O seriado tem 10 episódios, que cobrem a trajetória do livro, mas uma segunda temporada já está confirmada e valorizará figuras pouco exploradas nesse primeiro momento, como Candace, namorada de Joe antes de Beck, e a sequência do livro de Kepnes, onde Joe reaparece, Hidden Bodies, ainda sem tradução no Brasil.

O elenco de Você é estrelado por Penn Badgley (Gossip Girl), como Joe, e Elizabeth Lail (Once Upon a Time) como Beck.

Se você, como eu, ama os livros, gostará da atmosfera da livraria onde Joe trabalha – tanto no livro quanto na série – e das inúmeras referências a obras e autores espalhadas pela história – na série também, mas mais nitidamente no livro.

 

A autora, Caroline Kepnes, em click de Courtney Dowling Pugliese 

 

Caroline Kepnes é de Cape Cod, Massachusetts. Bacharel em Civilização Americana pela Universidade de Brown, trabalhou como jornalista de cultura pop na Entertainment Weekly e hoje, em Los Angeles, escreve em tempo integral. Além de Você (You, no original), seu primeiro romance, traduzido para dezenove idiomas, é autora de Hidden Bodies  (ainda não publicado no Brasil e sequência do livro anterior) e de Providence, sua obra mais recente.

 

 

Beijo&Carinho,

.

Compartilhe esta página as redes sociais:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *