AS LEITORAS DE FRANCINE VAN HOVE

Francine Van Hove é uma pintora francesa contemporânea, nascida em 1942. Formada em Belas Artes, vive em Paris.

Mulheres jovens e sonhadoras são marcas registradas de sua pintura e sua técnica pictórica lembra a dos pintores renascentistas italianos, assim como a luminosidade de suas telas recorda a luz da pintura flamenga, que unifica a cena e valoriza os pormenores.

.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                             (Aqui, por inteiro, a tela que aparece em destaque)

 

Embora na produção plástica de Francine Van Hove a leitura não seja o único envolvimento das mulheres retratadas,  ocupa boa porcentagem dela. Reuni aqui, portanto, a fim de compartilhar com você, as telas em que é óbvio o envolvimento com os livros. Achei sublime a expressão sonhadora da primeira leitora, aquela com a maçã mordida (a pintura que mais apreciei); gostei muito também desta última imagem, que também aparece em destaque, bem como da penúltima, aquela em que a leitora é retratada com as mãos entrelaçadas, quase em atitude de oração. Ela parece vestir um roupão e um cacho encaracolado escapa de seus cabelos.

E você, de qual delas gostou mais?

.

Beijo&Carinho,

 

.

.

Crédito das imagens e acesso a mais informações sobre a artista, assim como a outras de suas telas, aqui, aqui e aqui.

Veja aqui o que escrevi sobre as pinturas do russo Vladimir Volegov, que também retrata leitoras.

Mais pinturas de leitores, aqui.

 

MAIS PUBLICAÇÕES

Respostas de 8

  1. Adorei conhecer tão delicadas obras!
    Outra grande indicação sua.
    Gostei mais da segunda pintura ( a mulher segurando a vasilha enquanto apoia o livro com o cotovelo), pois me transmite um daqueles momentos em que estamos tão completamente mergulhados nas letras que não temos consciência de como está nosso corpo.

  2. Oi, Ju,

    Eu desconhecia esta artista (e olha que – ao longo da vida – eu tenho tido muito interesse pelas artes plásticas). Mas amei o trabalho dela! Embora todas estas obras sejam realmente maravilhosas, eu gostei mais da penúltima, a da moça com ‘roupão’ claro e os dedos entrelaçados, tocando os lábios. Esta pintura realmente evoca as obras dos renascentistas e a luz que ilumina a mulher lembrou-me a dos trabalhos de Johannes Vermeer.

    Um beijo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress