O QUE LER A SEGUIR? OU O POTE DE LIVROS

.

Para quem tem livros à espera de leitura – numa fila interminável – pode ser uma boa ideia esta do vidro recheado de papeizinhos coloridos.

 

.
.

Em papéis de post-it de cores variadas (ou não; trata-se apenas de enfeitar a brincadeira) escrevem-se os nomes dos livros que se quer ler (e que sempre dão lugar a livros novos que chegam), um livro por papelzinho, com ou sem o nome do autor. Dobram-se os papeizinhos que

ficam seguros pelo lado adesivo do post-it e, embaralhados, são colocados no pote de vidro. Na hora da leitura é só sortear o livro da vez.

Acabam-se, assim, as crises de consciência provocadas por ler este antes daquele ou por adiar a leitura de um clássico em benefício de um lançamento de autor desconhecido ou por, justamente em virtude de privilegiar os consagrados, eternamente desconhecer os novatos.

Obviamente, o leitor é senhor absoluto da própria leitura e pode utilizar o recurso do sorteio apenas quando estiver realmente em dúvida sobre o que ler a seguir, já que todos os livros na fila de espera são absolutamente desejáveis; quem duvida?

.

 
.
 .

O pote de livros pode também ser utilizado em desafios pessoais como, por exemplo, o de estabelecer uma meta anual de leitura… digamos… 50 livros. Os papeizinhos não retirados seriam constantes lembretes do desafio.

Eu coloquei 120 papeizinhos neste vidro, mas sem a pretensão de esgotá-los todos este ano, primeiramente porque três títulos são de obras muiiito longas e, em segundo lugar, porque o que estou a ler no momento nem ao menos constava na lista que gerou o pote de livros (risos)!

Vá tentar entender as manias de um leitor!

.

.
.
Beijo&Carinho,
.
.
 

MAIS PUBLICAÇÕES

Respostas de 28

  1. Querida!
    Que idéia maravilhosa. .. Por aqui será bastante útil, eu e a filhota temos muitos livros a serem lidos e ficamos sempre em dúvida sobre qual será o próximo. Faremos um lindo pote!
    Não nos deixe,não! Linda semana,beijinhos, Katia.

  2. / dica genial, Jussara, lembrete colorido e apaziguador da consciência.Adotei a ideia e vou pô-la em prática.
    Me encontro em situação parecida com a tua em relação ao blog. Dá uma dorzinha deixa-lo num canto,snif…
    Bjinhus,
    Calu

  3. Ju,
    Amei essa sua ideia! Tenho essa eterna dúvida, o que ler depois… E fico naquela de ficar olhando os trocentos livros que tenho para ler antes de decidir. Assim não terei mais esse dilema. Vou fazer hoje mesmo um pote desses! E colocar assim uma meta! Gostei
    Beijos
    Adriana

  4. Jussara gostei desta brincadeira com a consciência.
    Sou do tipo que vai comprando e fico perdido em qual começar, porque não gosto de interromper e ler outro ou dois ao mesmo tempo. O que acontece também com DVDs também, esta dica é boa.
    Chega um tempo que temos de rever prioridades, mas é boa sua ideia de pelo menos uma postagem e assim esta casa maravilhosa não fique abandonada.
    Venha sempre que puder que muito nos alegra.
    Meu abraço mineiro de flor.
    Uma linda semana amiga de muita paz e boas leituras.
    Bju no coração.
    Grato sempre.

  5. Oi, Ju,

    Achei muito boa a idéia do pote, principalmente depois de constatar, há pouco tempo, que ainda não li todos os livros
    que pretendia ler em 2013 e 14! rsrs. Vou providenciar um pote em breve! Quanto à questão do tempo para dedicar ao blog,
    estou na mesma situação, precisando ter grande jogo de cintura para conciliar tudo, rsrs.

    Um beijo e ótima semana.

  6. BOA TARDE, COLEGA JUSSARA!
    QUE IDÉIA SIMPLES E SUPIMPA, UAI! 🙂
    IMAGINEI FAZER O MESMO COM OS DOCES QUE GOSTARIA DE COMER. KKK SERIA LEGAL… 😉
    Ô, MOÇA!
    VENHA ESPIAR A 7ª POSTAGEM SOBRE BONECAS RESTAURADAS QUE TENHO FEITO.
    FICAREI FELIZ COM VOSSA GENTIL VISITA E COMENTÁRIO.
    TENHA UMA LINDA TARDE.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! 🙂

  7. Olá, Jussara. Que ideia maravilhosa! Acatei na hora!
    Fiz até postagem recentemente sobre os livros que tenho para ler. Vários. E tem a lista dos que quero comprar.
    Parabéns e obrigada pela dica divertida.
    Beijos.

  8. Excelente inspiração, serve também para as artesãs, com sua infindável lista de trabalhos por fazer, rsrs…São tantos desejos, que é impossível realizar em ordem, ou só pela vontade. O tal Pinterest apresenta mais ideias, do que o tempo que temos para dar conta, rsrs…
    Boa semana, querida Jussara!
    Beijinhos, Ana

  9. Ah Jussara uma ideia fantástica, mas eu acho que já nem preciso do pote com os papeizinhos com os nomes dos livros por ler…ando com tão pouco tempo tempo e com tanta preocupação no momento, que os livros, felizmente terão paciência para esperar-me.
    Mas achei a ideia esplêndida, porque às vezes há aquela indecisão de qual o livro a ler a seguir…:-)
    Vê se consegues manter o blog, não é preciso postar muito, mas não acabes, por favor. Acho que ainda tens muito a dizer.
    xx

  10. Oi Jussara, é a Vi, que super ideia, vejo tantas pessoas falando que tem tantos livros para ler, que nem sabem por onde começarem..você deu a solução..
    Sem contar que o vidro fica bonitinho com esses papeis coloridos.
    Muitos beijos,Vi

  11. Adorei a idéia, como não tenho tantos livros, aliás no momento não tem nenhum na fila, preciso ir na biblioteca… vou usar para outro fim, srsrsrsr

    Estava com saudades desse tempo de vir visitar azamigas queridas !!!

    Nem pense em não postar mais, senão vou ai puxar suas orelhas, eu sou uma blogueira meia boca que não retribuo as visitas como deveria, mas não perco um post seu, adorooooooo e aprendo então, pode postar menos (que no seu caso, até duas linhas são puro ensinamento) mas não deixe de postar !!!

    Bjus 1000 minha querida

  12. Jussara, obrigado pela visita. Nos últimos tempos reli 3 livros: Os dez dias que abalaram o mundo, de Jhon Read; Rumo à estação Finlândia, de Edmund Wilson; e Perestroika, de Mikail Gorbachev. Reli-os para firmar minhas convicções, já que o passado mexe com o presente e o presente remete ao passado. A ideia do pote é ótima, principalmente para grandes leitores. Abraços

  13. Jussara,
    A ideia dos papelinhos parece interessante, mas em mim está longe de se poder aplicar. É que a minha actividade profissional é tão intensa que, quando consigo um tempinho para ler, o objecto dessa minha atenção é sempre definido pela intuição.
    (Habituei-me à pertinência dos seus comentários, com o lastro próprio dos sabedores, daí ter ficado tristonho com a sua decisão de aliviar o seu tempo na blogosfera. Terá razões mais que suficientes para isso, como é óbvio, mas permita-me um lamento um tanto ou quanto egoísta: vou sentir a sua falta.)

    Um beijo 🙂

  14. Oi, Jussara, como vai?
    Estou em falta com os livros. Leio muito, mas não livros, e quando penso em ler já é hora de fritar na cama e dormir.
    Adorei a ideia e vou fazê-la. Esses dias eu estava olhando pros meus livros e imaginando morrer sem lê-los. Me deu um desespero! Então tenho que ler sim, todos, antes de meu fim. rsrsrs
    Beijos, boa semana!

  15. Oi, Jussara!
    Seu pote está bem cheio, não cabe uma mãozinha… acho que terra que espalhar os papeizinhos quando for sortear.
    Os livros que quero ler, mantenho em fila em uma prateleira que fica atrás da cabeceira da minha cama. Nem sempre eu respeito a ordem e leio conforme o chamamento. Depois que abro, não retorno para a prateleira. Das minhas mãos, depois de lido dou tchau. Se eu tivesse tantos livros para ler como você eu certamente adotaria a sua ideia!
    Ficou um pote bem alegre na estante!
    🙂
    Obrigada por participar do aniversário do "Luz" e pela companhia nesses anos…
    Beijus,

  16. Oi Jussara.
    Boa sua ideia para organizar a leitura e a decidir qual livro vai ler.
    Fico indecisa muitas vezes, daí começo a ler 3 de um vez e não termino nenhum =/
    Mas existe uma promessa de fazer diferente esse ano.
    Estou tentando terminar A CIDADE DO SOL.

    Eu tb queria ter mais tempo para dedicar ao blog.

    Mesmo que seja uma vez por mês, poste aqui.
    Tenho tentado fazer o mesmo.

    Abraço.

    AnaVi
    filhadejose.blogspot.com

  17. Caramba, tem 120 livros à sua espera? Pode considerar-se uma mulher rica. Eu de tanto mudar de casa, tenho cerca de 90% dos meus livros encaixotados, em casa da minha sogra. O que me deixa muita pena, claro. Tenho refreado a compra de novos livros e, em alternativa, tenho pedido alguns emprestados e descarregado alguns em formato digital… mas não é a mesma coisa.
    Um dia ainda vou assentar e reunir todos os meus livros debaixo do mesmo tecto. Será um dia memorável…
    Beijinhos, boas leituras
    Ruthia d'O Berço do Mundo

  18. Tempo… esse senhor incansável e implacável, que em sua insensibilidade não espera nada nem ninguém!
    A falta de tempo também me fez mudar as postagens semanais do meu blog HistóriaS para mensais. Não é o ideal, mas é o possível. Já que tentar dominar o tempo me parece impossível, o mais sensato foi me adaptar às suas exigências…
    Também pelas imposições deste senhor insensível, me parece ótima a ideia do pote dos livros.
    Também pela ausência deste senhor, minhas visitas neste blog se tornaram menos frequentes do que gostaria, mas ainda acontecem e acontecerão, mesmo que de forma um tanto quanto apressada, deixando aquele gosto de "quero mais".
    Um abraço demorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress