SOBRE A INSPIRAÇÃO E MOTIVOS PARA AGRADECER

.

Retomo caneta e papel na tentativa de resgatar a inspiração. Ando calada por falta dela.

Claro que é possível escrever apenas por determinação, mas é infinitamente mais difícil, pelo menos para mim. Uma pequena porcentagem de inspiração e o texto flui como se existisse por si e só precisasse do toque do escritor para abrir os olhos como se fora uma princesa adormecida por encantamento.

.

.
.

“De vez em quando Deus me tira a poesia”, diz Adélia Prado. “Olho pedra, vejo pedra mesmo” (“Paixão” in Poesia reunida. São Paulo: Siciliano, 1991, p. 189). Adélia entende, me entende. “Se Deus me devolve a poesia”, digo eu, “a primavera se faz em verso e tempo./ A poesia é saúde pros meus ossos/ como setembro pro ano,/ como Deus pro meu pensamento”.

.

.
 .

Ando calada por ter perdido a inspiração. Por hesitar diante do que deve ser dito sem saber bem como fazê-lo. Retomo, então, papel e caneta, escrevo, risco e reescrevo, desenho nas margens, divago. Funciono melhor assim. Como se o domínio que devo exercer sobre a linguagem desse modo melhor se cumprisse.

.

.
.

Não sei se de vez em quando Deus nos tira a poesia/inspiração, mas certamente nos afastamos dela ao nos envolvermos demais com as exigências cotidianas. Por uma ou outra razão foi que de forma melancólica este blog completou três anos em novembro sem que um post sequer marcasse a data. Na verdade o último novembro foi o único mês sem postagem alguma desde a criação deste espaço. Perdoe-me por isso. Pela ausência aqui e aí.

.

.
 
O “Minas” me apresentou a pessoas incríveis que hoje considero amigas. E fez-me perceber que posso, mesmo quando me falta a inspiração, inspirar outras pessoas com minhas dores, memórias e alegrias. Não foi o que mostrou a Virgínia de “O tacho da Pepa”?  Não é o que demonstra a minha indicação ao prêmio “Xícara de Ouro”, promovido pela Patrícia Galis do “Café entre amigos”? 
.
. .
Muito obrigada a você que votou. Fiquei sobremodo honrada por ter o “Minas de mim” como um dos blogs escolhidos e mais empenhada em não deixar que me fuja a inspiração, nem permitir que do meu leitor ela se perca.
.
.
.
Beijo&Carinho,
.
.
Observação: As imagens que ilustram este post são cópias do manuscrito original de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll (1865), encontradas no Pinterest. As ilustrações também são do autor.

MAIS PUBLICAÇÕES

Respostas de 30

  1. Jussara, tua inspiração pode estar dando uma desa=cansadinha, mas ela retoma logo e tirarás o atraso,rs… Parabéns pela escolha e prêmio!@ Foi muito legal ! Merces! bjs, tudo de bom,chica

  2. Jussara querida, desejo que sua inspiração volte logo…mas a vida, às vezes tão atribulada, nos engessa, tornando-nos meros espectadores. Que Deus te devolva a sensibilidade, o tempo, a vontade de escrever. E parabéns pelo blog…é maravilhoso sempre!Beijinhos.

  3. oi JU

    De vez em qdo precisamos de um tempo, um tempo pra buscar novos horizontes, pra voar um pouquinho e voltar ao que mais curtimos. Ano passado parei o blog por um mês, coisa que nunca tinha feito e foi muito bom. Voltei mais leve , respeitando meu tempo. Que sua inspiração retorne no tempo certo 😀

    bju querida
    ana maria

  4. Jussara, com certeza você não ficaria fora do Xícara de Ouro.
    Sobre falta de inspiração, sei muito bem o que se passa. Estou nesse momento buscando olhar pedra e ver uma história interessante pra contar. Mas somos humanos e nem sempre estamos como gostaríamos de estar.
    Às vezes dou uma olhada em textos passados, uns me dão vergonha, outros me dão orgulho, então edito e republico. Dia a dia muitos leitores aparecem e nem sempre fazem um tour pelo blog pra ler outros textos, então essa é uma forma até boa de não deixar o blog de molho. Que tal?
    Uma linda semana pra vc! Beijos

  5. Olá Jussara!
    Minas de mim merece mais este selo e parabenizo.
    E assim às vezes estas sapecas palavras se perdem neste turbilhão de atividades
    que nossa vida se enrosca, mas a inspiração fica ali no peitoril da janela nos expiando,
    no menor movimento de folhas elas se jogam no papel e vem a obra.
    Nada anormal e parabéns ao Minas de mim por mais este ano espalhando sentimentos.

    Uma linda semana de paz e alegria nesta Minas tão Gerais de nós.
    Abraços amiga.
    Beijo de paz.

  6. Jussara, mesmo sem inspiração você é inspirada querida! Mas logo ela volta, talvez queira te pegar de surpresa…rsrs Mas de um jeito ou de outro, você é inspiração de muitos… beijocas e linda semana para você!

  7. Oi JU!
    Parabéns pelo selo conquistado por seu blog Minas de Mim!!!
    Os caminhos são feitos de longas retas, curvas, buracos, desvios, atalhos… logo, logo, haverá uma árvore frondosa, com generosa sombra, onde poderá escrever, contar histórias, degustar saboroso café e partilhar experiências com os passantes…

    Nos encontraremos lá… em breve…

    Abraço cheio de carinho pra você!

  8. Parabéns, Jussara! Merecido demais!
    Olha, eu acredito que as palavras estão em um estoque dentro das pessoas. As vezes gastamos muitas e precisamos nos silenciar, um pouco, para nos reabastecermos, chamemos de entressafra. É isso, você está numa das entressafras que acontecem ao longo da vida. Refaça seu estoque e volte brilhando, a gente espera você com paciência e carinho.
    Um abraço!
    Egléa

  9. Oi, Jussara!
    Vim para lhe parabenizar e encontro um belo texto sobre a falta de inspiração, que por si já é uma inspiração. Na alegria ou na tristeza, devemos rabiscar para quem sabe a inspiração vir à superficie, pois ela está lá dentro tomando a sua forma, assim como um ovo. Os rabiscos servem para alimentar, mas quem diz que conhece o paladar que satisfaz a inspiração, não entende nada da arte da escrita. A inspiração voltará, só não apresse essa menina rebelde!
    Parabéns pelo prêmio e pela satisfação que nos dá quando escreve!
    Beijus,

  10. Você é muito talentosa e admirada. Tudo que escreve tem algo especial, em forma e conteúdo. Até para falar sobre falta de inspiração, sobre silêncio, hesitação, você desenhou um belo texto. Certamente, está com os pensamentos voltados para outras questões, mais materiais, onde não se encaixa o sonho poético que a alimenta. E que só aguarda seu olhar.
    Parabéns pelo "Xícara de Ouro", um merecido prêmio para seu rico espaço. Bjs.

  11. Jussara
    parabéns pelo prêmio!
    as vezes pensamos que a inspiração se foi, secou, mas não.
    pode ser que nossos objetivos sejam outros e o foco mudou.
    Pode acontecer de tudo!
    mas dom é dom e quando se percebe tudo volta a fluir
    é como se fosse o círculo que se forma nas águas
    Ele se agita, desaparece e torna a voltar quando impulsionado
    beijos zizi

  12. Jussara, essa coisa de inspiração é séria mesmo, eu de vez em quando fico assim em relação às artes…acho que Deus faz isso pra gente descansar mesmo, relaxar…rsrs
    bjossss, bom te ver por aqui na blogsfera.

  13. Ju, minha querida amiga,

    Parabéns pelos três anos, o seu blog é um dos meus preferidos, então eu desejo que ele tenha vida longa e cheia de alegrias! Por falar em alegrias, é claro que este blog merece a xícara de ouro, parabéns pelo prêmio, oxalá esta xícara fosse física! Espero que a sua inspiração (será mesmo a inspiração que falta ou seria a motivação, como tem ocorrido comigo? rsrs) abunde e você volte a nos brindar com os seus textos corretos, bonitos e sempre interessantes. Ah, eu também sou fã da Adélia Prado, rsrs.

    Deixo um beijo e um brinde ao Minas de mim, tim-tim!

  14. Boa tarde Jussara,
    É a primeira vez que passo por aqui, e vim justamente para te dar os parabéns pelo
    merecido premio que lhe foi concedido pelo blog Café entre Amigos.
    Amiga se o que li é por te faltar inspiração, imagino quando tiver inspirada.
    Volto para te ler muitas outras vezes, agora te seguindo por aqui com muito gosto.
    Deixo beijos com carinho
    Marilene

  15. Olá Jussara,

    Em primeiro lugar, parabéns também a você pelo 'Xicara de Ouro'. Prêmio merecido, haja vista a qualidade do seu blog.
    Parabéns, ainda, pelos três anos do 'Minas de Mim'. Que ele continue a nos encantar através do seu talento para a escrita.
    Até sobre a falta de inspiração você elaborou um criativo e bem formulado texto. A inspiração é algo espontâneo e que não flui no momento em que é desejada ou buscada. Brinca de esconde-esconde, mas quando chega liberta o espírito.
    O texto ficou saboroso de ler. Que a inspiração seja companhia constante em sua vida.

    Beijo.

  16. Olá Jussara, agradeço as palavras carinhosas deixadas no "pinta roxa". Não conhecia o blog. Há tanta gente boa na net que aiinda não conheço…
    Gostei das gravuras do Alice no Pais das maravilhas. Foi uma história que só aprendi a gostar já em adulta.
    Que a inspiração venha logo, quem me dera ter muita, a mim que tenho pena de não ser mestra nas palavras.
    Bom resto de semana.
    Pinta

  17. Parabéns, querida Jussara! Pelo aniversário passado em branco, e no outro extremo, pelo "Xícara de Ouro"! A vida é assim, nós somos assim…Extremos convivendo no mesmo espaço e tempo, onde o dom às vezes se cala…Assim como as marés, há hora de estar presente e de estar ausente, é o que faz a beleza das ondas do mar…
    Você me inspira e me encanta sempre!
    Beijinhos carinhosos, Ana

  18. Oi Jussara, é a Vi, apesar de não escrever, entendo bem sua falta de inspiração, porque as vezes para orar parece tão difícil, falta palavras, tem uma dor infinita, essa dor é uma mistura de ansiedade com necessidade . Mas temos que ser perseverantes, insistentes, e com isso voltamos a ser renovados.
    Você merece esse premio, você tem talento.
    Muitos beijos,Vi

  19. Oi Jussara,
    A inspiração torna tudo mais fácil…
    mas vez ou outra ela escapa,
    pra voltar ainda mais forte.
    Olha, fiquei muito feliz porque o 'Minas de Mim'
    está entre os melhores blogs de 2014 🙂
    Você tem lindos painéis no Pinterest,
    estou te seguindo.
    Bjs!

    P.S.:Parabéns pelos 3 anos do blog o/

  20. Inspiração…
    Determinação…
    Para além destas condições, há uma outra que pode fazer com que elas apareçam: trata-se de ter um assunto para falar, seja ele em prosa ou poesia. Por isso, experimenta escolher um assunto…
    Eu tenho blogues há 11 anos e, que me lembre, nunca festejei os aniversários… sou avesso a datas…
    Tem um bom domingo e uma boa semana, querida amiga Jussara.
    E um FELIZ NATAL.
    Beijo.

  21. Oi Ju

    Que alegria receber seu comentario , amo receber sua visita .Eu tambem ando meio ausente , acho que isso se faz necessario de vez em quando.Parabéns pela XÍCARA DE OURO seu trabalho é maravilhoso tenho admiração por você e seu trabalho.Meu voto com certeza seria seu .
    Parabéns pelo teu BLOG um trabalho repleto de talento , que Deus continue te capacitando sempre !!!
    O que você escreveu acima :
    O “Minas” me apresentou a pessoas incríveis que hoje considero amigas. E fez-me perceber que posso, mesmo quando me falta a inspiração, inspirar outras pessoas com minhas dores, memórias e alegrias.

    Saiba que você que é incrivel e o que você passa aqui através de suas postagens é ESPECIAL .
    E ainda que nos falte inspiração , e pudermos inspirar a outros seja o PROPÓSITO SEMPRE .
    Beijocas
    Deus lhe abençõe

  22. Olá amiga virtual Jussara, obrigado pela passagem lá no blog. Também gostaria de parabenizá-la pela premiação Xícara de Ouro, que venha muitos outros selos de reconhecimento. Um santo Natal e um 2015 repleto de realizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress