Concordo com o poeta e reinvento tanto quanto possível a existência. Encanta-me, portanto, a criatividade que distingue os seres e empresta às mínimas coisas nuances e possibilidades. Um pedaço de pano vira boneca nas mãos de uma artesã habilidosa, uma gaveta se transforma em prateleira, um pneu vira vaso de plantas no jardim, palavras viram poemas, nomes de cidade viram… a carta abaixo.
De autor desconhecido a carta chegou-me por e-mail e adaptei-a para publicá-la aqui. Todos os nomes grafados em maiúsculas e vermelho são de cidades de Minas; Machado, minha cidade, em azul, é a única citada duas vezes.
Haja criatividade para colocar tanto nome de cidade numa carta apenas, figurando em outro sentido que não o de ser o que é! É uma leitura no mínimo interessante; divertida justamente por tirar os nomes de um contexto e empregá-los noutro. Uma pena enorme um trabalho assim circular sem autoria, mas acontece, tanto que a carta aqui está:
.
.
.
A tia MARIA DA CRUZ manda avisar que resolveu vender aquelas pedras que você queria, menos a PEDRA AZUL, que ela diz ser a mais bonita e valiosa.
.
À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI, ao saxofone, e NEPOMUCENO, ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.
Ainda nesta área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, há um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas d’água da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.
Com relação à justiça, recebemos um JUIZ DE FORA, chamado EWBANK DA CÂMARA; veio ocupar o lugar de BIAS FORTES que terminou seu mandato. Mas o CONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Este foi DESCOBERTO ainda novo, usando ALPERCATAS, quando em companhia do CORONEL PACHECO na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, lá onde tem aquela VARGINHA, às margens do RIBEIRÃO VERMELHO. De moleque que era, tornou-se um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.
Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.
Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARA nadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO onde ainda há mais SETE LAGOAS. Avisam que partirão em viagem para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT. Também lhe mandam um grande abraço o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO.
Passo agora a lhe contar as fofocas: o FRANCISCO SÁ se desentendeu com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU… dizem que há ali muita MALACACHETA. A coisa andou quente… um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO! Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária e ainda promoveu a NOVA UNIÃO dos dois.
Os índios AIMORÉS, armados de ARCOS e flechas, tentaram invadir a reserva dos índios MAXACALIS por causa daquela reserva de JEQUITIBÁ existente no PÂNTANO DE SANTA CRUZ; felizmente foram contidos pelas tropas da Polícia FLORESTAL comandadas pelo MAJOR EZEQUIEL, evitando-se, assim, um massacre sem precedentes. Os presos foram levados para o QUARTEL GERAL.
E tem mais: o ELÓI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr. CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que imediatamente pediu a separação e queria mudar-se para DIAMANTINA. A Dona MERCÊS, no entanto, muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medida EXTREMA e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS – que é um homem de mãos de FERROS – a fim de ouvir o seu conselho. Este achou que a missão seria ESPINOSA, mas ainda assim aceitou o desafio. Homem também ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa na presença do PADRE PARAÍSO; assim foi feito e tudo teve um BONFIM.
.
Terminando, receba um forte abraço do seu primo.
Respostas de 14
oi querida..
adoro seus posts.. houve um tempo que eu tentava escrever mas ficou no passado… adoro literatura!
morei em MG sabia??
beijão
http://meuemagrecimentoreal.blogspot.com.br
@Denniblog
Oii Jussara, que carta linda, uma bela homenagem as cidades mineiras pena que faltou o triangulo ai rsrsr minha cidade natal Uberlândia rsrs Mas ainda assim adorei ler, não conhecia! Bjoooss
Olá,Jussara!
Que bela viagem pelo nosso estado,amei.Bjo,Nena
Pena mesmo que não se saiba o autor, de trabalho tão criativo! Divertido e instrutivo, pois fiquei sabendo da existência de tantas cidades…E ainda mais, me deu vontade de provar o café de Machado!
Bjs,Ana
Oi Jussara!
Faltou Paraopeba, que fica depois de Sete Lagoas….
OI TUDO BEM !!
OI ADOREI SEU BLOG JÁ ESTOU SEGUINDO PODERIA POR GENTILEZA SEGUIR O MEU TAMBÉM , E CLICAR NO G+ . MEU BLOG É :- http://brechodosul.blogspot.com.br , VAI DAR UMA OLHADINHA SERÁ UM PRAZER EM RECEBER .
OBRIGADA AGUARDO SUA GENTILEZA
por gentileza me segue já estou te seguindo
MARCIA REGINA – DESCULPE-ME A LETRA GRANDE MAS SOU DEFICIENTE ESPECIAL
Woww… sensacional!!
Haja criatividade mesmo… adorei!!
Bjns, e um lindo findi!
🙂
Viajei e não encontrei a minha cidade natal – acho que Muriaé não rima com nada…
Adorei muita criatividade, uma vez eu fiz um carta para meu marido (na época namorado) com letras de músicas, mas ai é bem mais fácil.
Eu Gélia Carvalho nasci em Contagem, mas morei mesmo em Paracatu, ja passei por Belo Horizonte depois de adulta, meu sonho em Minas fora Tiradentes é conhecer São Thomé das Letras e quiçá Ouro Preto encontrar. viche falta tempo e criatividade rsrs KKKKKKK
bjs
Gélia Carvalho
Adorei a citação da minha cidade: ESPERA FELIZ. Caiu muito bem no texto.
É de uma criatividade ímpar.
Parabens pela citação muito bonita….
Ainda Bem que minhas duas cidades estão ai..rsrsrs;;;; Arcos e Formiga
Abração Jussara
Obrigada aos que comentaram! Também fiquei feliz por achar no texto a minha cidade!
Abraços!
Muito bom, melhor ainda por que vc se lembrou de Juiz de Fora (onde nasci forçado pela prematuridade) e Lima Duarte, onde cresci e virei gente! Muito bom mesmo! Comprtilhei no Facebook.
Fico feliz de que tenha gostado, Marco Antônio. Espero que volte mais vezes!
🙂